quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Egipto 2015



Férias em Sharm el Sheikh-Egipto

De 07 a 14 de Setembro de 2015 fui ao Egipto e apesar da região em redor andar um tanto complicada a minha dúvida era se seria o momento apropriado para visitar o histórico Egipto, mas o pior terrorismo é termos medo de viver.
Fui num Boeing 737/800 da Flyegipt e estive na estância balnear de Sharm el-Sheikh, uma cidade situada na ponta sul da Península do Sinai, já pertencendo ao continente Asiático, apesar do Egipto ser Africa. De há uns anos a esta parte Sharm el Sheik tornou-se uma área turística muito popular, com as maravilhas inerentes do Mar Vermelho, mundialmente famoso pelas suas águas quentes e cristalinas (temperaturas da água entre os 28ºC e os 30º C), pela enorme quantidade de recife de corais em toda a sua costa e pela fauna marinha com muitas espécies de peixes de uma vasta diversidade de cores
Estive no Hotel Park Inn que tem um Aquapark incluído, diversas Piscinas incluindo uma de Ondas, muito bom para 4 estrelas, pessoal simpático, gostam dos portugueses e estão sempre a falar do Cristiano Ronaldo e do Manuel José, tinha serviço gratuito de Bus para a Praia, com espreguiçadeiras, Chapéus-de-sol, um Bar onde se podia matar a sede e não só... Também serviam refeições ligeiras.
Fiz uma excursão organizada de jipe 4x4 às zonas desérticas, visitar o Canyon, fazer um passeio de camelo pela Praia e fazer Mergulho no Blue Hole (Snorkeling) para ver os Corais.
Fui visitar o Cairo de avião, são aproximadamente 500 KM de distância. Está proibido, por motivos de segurança, a viagem em autocarro e também por isso tem que ser de Avião. A viagem demora cerca de 50 minutos. Fui na 6ª feira (no famoso 11 de Setembro) dia de descanso semanal. O Cairo é a actual capital do Egipto e é uma das maiores cidades de África e do Médio Oriente, têm cerca de 18 milhões de habitantes! E mais 4 milhões que todos os dias se deslocam para lá para trabalharem. Clima árido, mas tivemos sorte, naquele dia só este 38º C!!
 Após a chegada ao Cairo fomos visitar o Museu Egípcio é o mais importante museu do Egipto, e situa-se na praça do Tahrir (centro da cidade do Cairo) perto da margem oriental do rio Nilo. A coleção do museu é composta por mais de 120 000 antiguidades egipcias reencontradas nas inumeras escavações que se fizeram no Egipto até hoje. Aqui você estará frente a frente com os tesouros da tumba de Tutankhamon, incluindo a famosa máscara mortuária de ouro maciço. No Salão Amarna estão as prontamente reconhecíveis esculturas do faraó herege Akhenaton e sua esposa, a bela rainha Nefertiti. Em uma sala na penumbra e com temperatura "controlada" estão as múmias reais da 17a. à 21a. Dinastias, incluindo Tutmés II, Seti I e o todo-poderoso e onipresente Ramsés II. A lista é infindável. Em cada sala ou galeria o visitante verá fabulosas estátuas, estelas de pedra, sarcófagos -- alguns simples, outros ricamente trabalhados --, mais múmias, objectos decorativos e do quotidiano, esfinges e modelos de grandes monumentos. Para entrar tudo e todos revistados; passagem pelo RX, e proibição total de tirar fotografias, inclusive tivemos de entregar todo o equipamento à guia que o entregou aos seguranças do museu. A seguir demos uma volta pela cidade e fizemos um cruzeiro pelo Rio Nilo, adrenalina ao rubro, com uma abordagem por uma lancha da Policia! Nós não percebemos o que se estava a passar, o mestre da embarcação a ser mandando atracar mas não obedecendo, várias abordagens e por fim o mestre da embarcação deu-lhe um papel e lá nos deixaram seguir desfrutando daquela maravilha no rio Nilo, por fim fomos até a margem do Rio onde nos esperava o almoço num restaurante a beira-rio, comida egípcia claro está. Posteriormente fomos visitar uma loja de papiros, já com as pirâmides a vista, eu tinha a ideia de que as pirâmides ficavam no meio do deserto, mas não é nada disso, elas ficam praticamente no meio da cidade na região metropolitana do Cairo, elas ficam em Giza, distrito mais a oeste da cidade do Cairo, localizada no lado oposto do rio Nilo em relação ao Cairo, as Pirâmides são um dos mais importantes pontos turísticos do planeta.
Fomos às três Pirâmides de Gizé, e mais uma revista com RX à entrada do “recinto”. lá do alto temos a visita panorâmica, também entrei numa das pirâmides menores, um local não aconselhado para quem tem claustrofobia. Nem antes nem depois foram construídos tão gigantescos monumentos para os faraós da 4ª Dinastia no século XXVI a.C: as três Pirâmides de Guiza pertenciam às Sete Maravilhas do Mundo Antigo e continuam a surpreender-nos ainda hoje. Com 147 metros de altura e 230 metros na base, a base de pirâmide construída para o faraó Khufu é a maior; a pirâmide construída para o faraó é ligeiramente menor e a de Menkauré é muito menor. Fomos em direção à Esfinge, é a maior estátua feita de monólito (constituído por um única e maciça pedra ou rocha) do mundo, medindo 73,5m de comprimento, 20,22m de altura e uma largura de até 4 metros. É uma criatura mítica com corpo de leão e uma cabeça humana. As Pirâmides de Guiza, juntamente com a Esfinge, foram declaradas Património Mundial da UNESCO em 1979.
Logo que saímos das Necrópole de Gizé, fomos encaminhados a uma loja dos famosos perfumes egípcios, e eu preferi ficar junto a um cruzamento a ver o trânsito caótico e muita polícia por perto até que veio um e disse-me que não podia tirar fotos, a cidade do Cairo é muito desorganizada onde habitam cerca de 18 milhões de pessoas.
Andei de táxi coletivo onde se tem que negociar o preço, sem problemas, fui visitar a Mesquita Muçulmana de Sharm el Skeik num desses táxis...
Um calor insuportável, algo indescritível! Mosque Al-Mustafa in Sharm El Sheikh
A mesquita era muito bonita, tivemos visita guiada, mostraram-nos o Alcorão escrito na parte lateral da mesquita, deixaram-nos tirar fotos, pelos chinelos estavam em oração, porém não vimos ninguém. Tudo explicado e nem nos pediram dinheiro, como tal limitei-me a dar uma gorjeta pela visita guiada.
Creio mesmo que é um mito os Egípcios pedirem dinheiro, quando quis dar gorjeta no restaurante do hotel ao jovem que nos servia sem ter obrigação, este devolveu o dinheiro e foi após nova insistência que aceitou.
Ao contrário do que é dito são um povo extremamente simpático. Perigo … não o senti em parte alguma, era quase impossível dada a enorme quantidade de policia que havia em todos os lados. inclusive o Hotel também era controlado por RX!!!! Segurança máxima.
Agora e olhando para trás e já não tendo os meus Progenitores que não gozaram a vida pelos mais variados motivos, irei continuar a  viver e gozar a Vida cada vez com mais intensidade, e a fazer o que gosto que é  Viajar quer seja de Avião, Barco, Carro, Autocarro, Mota .