PASSADIÇOS DO PAIVA
Arouca 2018
No fim de semana de 16 e 17 de Junho de 2018 fomos até Arouca aos Passadiços do Paiva com um grupo de amigos Motard`s do C.P.M.
Localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, Portugal. Os acessos são efetuados pelas extremidades dos mesmos, podendo o percurso ter o seu início em Espiunca ou no Areinho.
Estacionamos no lado de Espiunca, onde já tínhamos um espaço reservado para nós, e após o estacionamento dirigimo-nos aos táxis que nos levaram para o início dos passadiços que fica no lado do Areinho.
O percurso que fizemos foi no sentido Areinho – Espiunca ao longo de 8.700 metros, a maior parte dos quais em passadiços de madeira que acompanham as vertentes rochosas da margem esquerda do Rio Paiva.
O início da caminhada começou junto à praia fluvial que tem Bar com esplanada, balneários com WC, duche e Posto de Socorros, com uma qualidade de água excelente (não estivéssemos no Rio mais limpo da Europa), num trilho de terra batida junto à praia.
Segue-se um passadiço de madeira até à primeira grande escadaria.
A subida inicial é bastante dura, mas o sentido unanimemente considerado menos exigente são cerca de 500 degraus porque começamos a caminhar era meio dia, a pior hora do calor.
A partir da Entrada do parque o perfil do percurso é sempre no sentido descendente havendo depois cerca de 600 degraus para descer, o que nos permite melhor usufruir das paisagens de beleza ímpar, parar nos miradouros com vistas avassaladoras sobre o vale e tirar fotografias às cascatas, percorrer o percurso em madeira com 8 km, quase todo em estruturas suspensas no vale.
A meio do percurso a praia fluvial de Vau tem bastante sombra e um areal sendo o mais apropriado em todo o trajeto para almoçar (Pic Nic), e dar uns mergulhos nas águas límpidas no Rio Paiva.
Passamos uma ponte suspensa de madeira e arame que liga as duas margens do rio, continuando depois a caminhada até Espiunca onde aguardamos pelo resto do grupo na esplanada junto ao rio Paiva tendo ido novamente a banhos.
Um passeio extraordinário e uma bela forma de conhecer de perto um dos rios mais cristalinos de Portugal.
Saímos de Espiunca tendo passado por Alvarenga em direção a Arouca para o Hotel São Pedro de 3 estrelas, mas com excelentes instalações no centro da vila onde ficamos alojados, com jantar e animação, ainda deu para dar um passeio pela vila, descobrindo o Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
No domingo após o pequeno-almoço o evento termina e cada um segue por sua conta juntámos-mos 3 casais e saímos do Hotel em direção a Sul e fomos almoçar à Tocha ao Restaurante Os Oliveiras o bom Leitão da Bairrada do qual sou apreciador.
Depois ainda fomos a Tentúgal, freguesia que situa-se na margem direita do rio Mondego, com os seus belos campos do Baixo Mondego, a poucos quilómetros de Coimbra, seguindo a Estrada Nacional em direção à Figueira da Foz, visitar a “Pastelaria Conventual Maria Helena Soares” localizada junto ao Convento das Carmelitas.
E conhecer o ex-libris da freguesia, o estaladiço e surpreendente Pastel de Tentúgal que tem a Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Os que nos acompanharam tiveram a oportunidade de ver o processo de fabrico dos Pastéis de Tentúgal e outros doces de forma exímia explicado pela proprietária que ainda é familiar da minha esposa e tem uma vasta experiência na área da Doçaria Conventual de Tentúgal (nós já tínhamos visto várias vezes e quisemos proporcionar esta experiência única aos outros elementos do CPM).