quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Visita à Ponte Romana em Alcácer

Eu participei num Evento do C.P.M. visita à Ponte Romana em Alcácer que tivemos a oportunidade de visitar e, que devido a seca extrema que aconteceu deixando a descoberto uma ponte romana que estava submersa  60 anos. 

Depois seguiu-se um belo almoço/convívio no restaurante “O Cruzamento "e tivemos a participação do Grupo Coral e Etnográfico de Grândola para abrilhantar a festa.  

Ponte românica Construída em 1817 logo após as invasões francesas ligou as aldeias de santa susana e de S Cristóvão durante 130 anos neste momento o nível de armazenamento da barragem do pego é de 8% tendo sido retirado recentemente toneladas de peixe devido à seca. 





























































Festa dos Tabuleiros Tomar 2015

 Fátima e Festa dos Tabuleiros Tomar 2015

 Fui ao Santuário de Fátima  e depois a Festa dos Tabuleiros que se realiza-se de 4 em 4 anos no princípio de julho. A sua origem remonta ao Culto do Espírito Santo, instituído no Séc. XIV, mas nela se vislumbram as origens remotas das antigas festas das colheitas, seja pela profusão de flores, seja pela presença do pão e das espigas de trigo nos tabuleiros.  

Ao Cortejo, ponto alto dos festejos, associa-se um rico conjunto de intervenções culturais e recreativos, de que se destacam o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo, as Ruas Populares Ornamentadas, os jogos Populares, os Cortejos Parciais, os Arraiais Populares e a Pêza 

No Domingo, o Cortejo dos Tabuleiros inicia-se com gaiteiros e fogueteiros. Depois, o Pendão do Espírito Santo e as três Coroas dos Imperadores e Reis. Seguem-se os Pendões e Coroas de todas as freguesias. 

O Tabuleiro é o Símbolo e principal alfaia da Festa dos Tabuleiros. Deve ter a altura da rapariga que o carrega. Ornamenta-se com flores de papel, verdura e espigas de trigo. É constituído por 30 pães de formato especial e 400 gramas cada, enfiados equitativamente em 5 ou 6 canas. Estas saem de um cesto de vime envolvido em pano bordado e são rematadas, no topo, por uma coroa encimada pela Cruz de Cristo ou Pomba do Espírito Santo. 






















Tomar
















































































O Museu dos Fósforos instalado no Convento de São Francisco desde 1989,apresenta uma coleção superior a 60.000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos doadas por Aquiles da Mota à Câmara Municipal de Tomar em 1980. A coleção nasceu com uma troca de caixas entre Mota Lima e uma cidadã americana durante uma viagem marítima, quando se dirigiam a Londres para a cerimónia de Coroação da Rainha Isabel II.

Na coleção visitável estão representados mais de uma centena de países e destacam-se inúmeras personalidades das mais distintas áreas. A forma das caixas é, igualmente, muito variada podendo encontrar-se caixas quadradas, redondas ou hexagonais, assim como em prata, em formato de puzzle ou de lâmpada. Nas temáticas representadas podem-se encontrar imagens de animais, natureza, carros, filmes ou instrumentos musicais.
A vasta coleção de caixas de fósforos presente no Convento de São Francisco é uma das maiores da Europa.