quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Já tenho a minha Honda NC700X

Quando esta mota fez a sua aparição ao público, no final do Verão de 2011,  fiquei curioso  com este novo conceito  tanto pelo design, com aquele aspecto misto de trail com mota de estrada, mas também pela tecnologia desenvolvida. E tive o prazer de a ver ao vivo na Exposalão na Batalha e ao montar-me em cima de uma  acho que fiquei contagiado. 
Depois de muito ponderar, acabei por ir  tirar a carta categoria A e ao fim de 2 anos decidi, trocar a minha fantástica Honda PCX 125 que tantas alegrias me deu, por esta nova coqueluche da Honda, e  queria uma moto para uso diário, e para algumas viagens ao fim de semana e nas férias, para mim e passageiro, o baixo consumo foi uma das preocupações, até porque já estava habituado com a PCX,a baixos consumos,o preço inicial e os custos de manutenção tiveram um grande peso na decisão, é uma moto nova e moderna. 





Esta é a NC700S

Já tenho  a minha Honda NC700X cinzenta e equipada com ABS, desde o dia 23/07/ 2012 estou a fazer a rodagem e ainda não passei dos 125km/H e conta já com 650Km e uma media de 3.5L 


Aqui a troca da PCX pela NC700XA

Farol do Cabo da Roca

















Passeio a Fatima e Batalha

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aos 45 anos o regresso as 2 rodas - PCX


Em 2010  saiu a Lei nº78/2009 que entrou em vigor oficialmente no dia 14 de Agosto de 2009, que permitiu os titulares de Carta de Condução B, poderem conduzir motociclos até 125 cc e com a potência limitada aos 11 kw – 14,7 cv de potência.

Após alguns anos sem ter contacto com motos e com a nova lei despertou em mim a saudade  da minha juventude,então aí   começei a sondar o mercado e após intensas pesquisas fui a um concessionário Honda fazer um test-drive à nova, Honda PCX 125i e fiquei apaixonado com a facilidade de condução, a economia anunciada, aliado a um preço relativamente baixo, convenceram-me facilmente, e contas feitas, e em pouco tempo o investimento passaria a ter retorno caso os preços da gasolina se mantivessem a escalada que tem sido constante...). Negócio feito na hora e passado 1 mês e meio chegou a pequena moto que tem sido a companheira do dia-a-dia.

O motor consegue ser bastante flexível, demonstrando-se eficaz em todas as situações. Não é possível exigirmos velocidade superior aos 108km/h, mas eram suficientes para os 10km diários que ao principio era para ser a sua utilização. 
Como quase todas as motos também mostrou aqui as suas desvantagens e quando a minha esposa (que antes não gostava de motos) começou a fazer uns passeios comigo, e eu querendo ir cada vez mais longe senti que a PCX não era uma turística mas sempre demostrou grande vitalidade nunca esquecendo que é apenas uma 125cc e que tem limitações mas mesmo com 2 ia aos 90/100 km. Não é uma moto para quem pretende viajar (longas viagens ou passeios de fim de semana)mas ainda cheguei a fazer.
Os consumos são fantásticos nunca ultrapassaram os 2,5l/100KM. A PCX tinha 15.787km, quando a entreguei e fiquei bastante satisfeito com a moto que utilizei no dia-a-dia com uma facilidade impressionante no meio do trânsito, e só peca na utilização com 2 pessoas em que a suspensão tem um curso curto e o lugar de pendura estreito, mas é uma excelente moto, simples mas eficiente, que certamente me vai deixar saudades após boas recordações e nenhuma má experiência...A Honda PCX125 é a scooter mais vendida da Europa e também no mercado nacional. 
Resumindo, penso que fiz uma boa escolha porque se está-se a comprovar a mota perfeita no contexto actual, com consumos muito baixos e aliado a uma boa relação qualidade/preço.
Mas fica a saudade!

A minha PCX



















domingo, 20 de maio de 2012

Inauguração do Museu Etnográfico da Casa do Povo de Arcena







   
Foi com enorme satisfação que ontem voltei a entrar no espaço que entrei pela primeira vez em 1971 para aí aprender as primeiras letras e aí andei até fazer a 4ªclasse, que foi a antiga escola primária de Arcena e que a partir de agora se transformou num Museu Etnográfico com uma qualidade excelente, e eu por sinal até conheço bastantes pelo nosso País e fora e que aconselho a todos a visitar. Pois resta-me dar os Parabéns à direcção  aos mentores do Projecto e a todos os que com o seu contributo quer físico quer materialmente ou com objectos para poderem ser apreciados o meu Bem Haja.



 06-01-2013




O museu Etnográfico da Casa do Povo de Arcena reabriu portas aos visitantes na tarde de 6 de Janeiro depois de obras profundas que vão permitir conservar em melhores condições o seu vasto espólio.

O espaço já tinha sido inaugurado em Maio mas depois verificou-se que haviam mais obras a fazer, como a reparação do telhado, pintura exterior do edifício e arranjo das casas de banho.  
O Museu nasceu nas antigas instalações da escola primária e reúne no seu acervo uma colecção que permite dar a conhecer ao publico as vivências tradicionais da população de Arcena até meados do século XX.
No interior do espaço é possível conhecer memórias de outros tempos através de fotografias, trajes, maquinas de trabalho e loiças de outras épocas. Um espólio que tem vindo a ser recolhido e preservado ao longo dos anos pela Casa do Povo de Arcena.
O museu abrirá as suas portas mediante marcação prévia de instituições e particulares.


























domingo, 25 de março de 2012

Pulo do Lobo

Numa  das minhas viagens  de regresso  de férias  do Algarve fiz um  desvio para visitar este magnifico local e que aconselho a toda gente mas não faça como eu que fui pelo lado  da Mina de São Domingos,num  dia  de bastante calor,  vão pelo lado de Mértola que tem acesso  até lá  de carro.