As Festas do Povo consistem na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos pela população. Trata-se de um evento tradicional único, e que já alcançou uma notoriedade elevada a nível nacional e internacional.
É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.
O museu do Café foi inaugurado em 1994 e pertence ao grupo Nabeiro/Delta Cafés.
Este museu possui diversas coleções de objetos relacionados com o tema do café, atualmente é Centro de Ciência do Café
O Museu Aberto Situado no Largo do Barata, na Casa do Assento, pretende ser o ponto de partida para o estabelecimento do primeiro contacto com todo o património cultural do concelho.
O Lagar-Museu do Palácio Visconde d’Olivã é o mais recente espaço museológico de Campo Maior.
Inteiramente dedicado à olivicultura, uma das atividades agrícolas mais importantes do concelho, o museu está instalado no antigo lagar de azeite do Palácio do Visconde d’Olivã, um edifício de inestimável valor patrimonial e histórico, que a Autarquia tem vindo a recuperar
Sem comentários:
Enviar um comentário